INVESTIMENTO EM OURO

O conteúdo abaixo sobre investimento em ouro é de caráter exclusivamente informativo:

Por que investir em ouro?

O ouro é um ativo financeiro muito seguro e apresenta uma grande demanda em momentos de crise. Em épocas cujo índice de inflação se eleva, o ouro se valoriza. O mesmo ocorre quando o Ibovespa apresenta queda. Dessa forma, torna-se um investimento bastante estável diante das incertezas do cenário econômico. Alguns estudiosos da área apontam como tendência a superação do ouro comparado à rentabilidade volátil de ações.

O papel moeda, seja qual for (Dólar, Euro, etc), está suscetível a impressões descontroladas por parte dos bancos centrais, que são responsáveis pela emissão das notas. O ouro não corre esse risco, pois se trata de um recurso natural. Como não é possível produzi-lo artificialmente, ele se torna limitado e escasso, o que lhe confere um valor natural e totalmente particular. O grande benefício de se investir em ouro é justamente esse: é a única forma de investimento que tem a garantia de a longo prazo manter seu valor, ao contrário de títulos, ações, imóveis, entre outros investimentos, cujo valor depende de uma série de fatores externos.

Como investir em ouro?

Comprar ouro é uma boa opção para diversificar os investimentos, principalmente quando se deseja proteção em um cenário de crise global. Principalmente considerando-se sua alta liquidez.

Ouro físico:

É possível obter gramas e barras de ouro em distribuidoras de valores mobiliários (DTVM) ou bancos.

Os correntista podem comprar ouro físico nas agencias de bancos:

O principal banco brasileiro que trabalha diretamente dessa forma é o Banco Do Brasil, caso o cliente opte por levar o seu metal para a casa, valores externos e juros sobre o ouro não serão cobrados, mas caso precise de uma custodia para as barras os valores de juros serão avaliados por meio do montante total das barras.

Apesar de ser possível trabalhar com a compra de ouros em balcões, existe um risco obvio e maior, se comparado ao processo de custodia: a falta de segurança. Armazenar barras de ouro em residências, mesmo que em cofres mais seguros, nem sempre é uma boa opção, por ser demasiadamente mais arriscado.

A vantagem de comprar ouro físico é a possibilidade de adquirir pequenas quantidades e o fato de se ter acesso ao patrimônio a qualquer momento. A desvantagem, além de não ser exatamente seguro mantê-lo em casa, é a sua liquidez, pois pode ser difícil encontrar um comprador que esteja disposto a adquiri-lo pelo preço de mercado (Exceto no caso abaixo comentado).

O Banco do Brasil afirma que umas das vantagens mais interessantes com a compra diretamente no Banco é a possibilidade de recompra das barras de ouro vendidas a seus investidores. Para que isso seja possível é necessário que o investidor seja correntista do banco do Brasil e que a custodia do ouro esteja sobre responsabilidade do banco.

Fundos de investimento:

Apesar de não haver muitas opções deste tipo no mercado, os fundos de investimento são a alternativa mais acessível para investidores individuais em ouro, pois não exigem muito capital (é possível realizar aplicações a partir de R$ 1.000,00). Basta abrir uma conta em uma corretora e realizar a transferência do dinheiro. Por outro lado é importante ficar atento às taxas de administração dos fundos, que podem variar entre 0,6% a 1,5% ao ano.

Contratos na BM&F Bovespa:

A outra possibilidade para investir em ouro é adquiri-lo diretamente na bolsa de valores, em uma operação similar a compra e venda de ações. Para isso, o investidor deve possuir uma conta em uma corretora e optar por um dos contratos disponíveis (Lote Padrão OZD1 - Ouro 250 gramas ou Lote Fracionário OZD2 - Ouro 10 gramas):

É importante observar que embora o investimento inicial no Lote Padrão (OZD1) seja maior, a sua liquidez também é maior. O investidor pode optar pela liquidação financeira ou física: fazer a retirada por meio da corretora de valores ou manter o ouro em custódia, respectivamente.  Essa alternativa é mais indicada para investidores experientes e com muito capital disponível.